"Sou gêmeo de mim e tudo/ O que sou é/ Distância./ ..."
(Daniel Faria)

.

7 de fev. de 2011

apartamento 12

.
o silêncio por enquanto
deserto desandado

então me ponho
a descrever as beiradas
que sei-as
como certezas possíveis
coisas desde as quais

aos travamentos acompanho
qualquer ritmo
que venha
anônimo
a temperaturas mais ou menos
desertadas

ponho-me a descrever
para atiçar embaçamentos

os redemoinhos invisíveis
os crepúsculos sem hora
para engolir



da janela se vê a praça, as copas
das árvores, tão lúcidas
da luz que não extinguem
quando as toca

ficam terríveis, assim
ao quarto acordado
são outra coisa já

(isso de transmudar)

os tacos são infinitos matizes
da mesma extensão
castanha
ocre
marrom escura

se encontram cheios
de riscos
e desnivelados

por isso acredito muito
quando olho bem

(acreditar
como verbo necessariamente
intransitivo
neste momento)

isso faz brilhar sua densidade
porque também
este apartamento é muito iluminado

nalguns pontos é quase uma deserção
de bordas

o que pode ser um bocado
constrangedor

das janelas posso dizer que dá gosto
ouvi-las ranger
os contornos desafinando
nas molduras

elas me instigam
com suas frestas e vidros

as da cozinha são as mais incríveis
o vidro abaulado por onde
as luzes externas se multiplicam
em incertezas
laranjas e avermelhadas

todas as janelas
são contornadas por pastilhas
amarelas
formando um relevo arredondado
essa parte não dá pra explicar
mesmo
não vamos nos iludir
mas é a que eu mais gosto

a cozinha e o banheiro
são todos azulejos
brancos
e são cheios de interferências
como já era de se esperar
como é sempre de se esperar
duas portas sanfonadas
compartimentos desacreditados
poder-se-ia dizer
intrusos
se não fossem tudo

os móveis são novos
não posso percorrê-los
como outras moradas
por aqui, misteriosíssimas
seriam uma mentira
se eu os transformasse em algo denso
por enquanto só sofrem
com o desnível do piso
mas não são nada que valha, ainda
para poemas

talvez
sejam eles as coisas ao redor

que mais me calam
.

Nenhum comentário:

.
.
.

foto de Damien Peyret

arquivo